A manhã desta sexta-feira (1) foi de reconhecimento para 138 alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) pela participação no Projeto Impulsione o Seu Futuro. Eles receberam, das mãos da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, o certificado de conclusão do treinamento, realizado pela equipe do Sine na escola, na última semana.
Foram certificados desde estudantes do 1º ano do ensino médio até os alunos do 3º ano. O programa é articulado pelo departamento de Trabalho, da Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe do Sine, que faz a aplicação da capacitação nas escolas. “Quero agradecer ao IFMT por ter aberto as portas para nós e também parabenizar minha equipe pelo trabalho que tem sido desenvolvido com os alunos. O Impulsione o Seu Futuro é um projeto que incentiva nossos jovens a se prepararem para o futuro profissional e pessoal e ainda proporciona conhecimentos únicos, que certamente trarão benefícios para eles nos próximos anos”, detalhou a secretária.
O projeto segue sendo realizado nas escolas do município, preparando profissionalmente os jovens e adolescentes de Sinop, que se enquadram no perfil de menor e jovem aprendiz, com idades entre 14 a 18 anos, para atuarem no mercado de trabalho local com excelência, gerando mais oportunidades e qualidade de vida.
Durante as oficinas do Programa Impulsione o Seu Futuro, são abordados temas como: prática da proatividade no ambiente de trabalho, apresentação das leis trabalhistas e como fazer a emissão da carteira de trabalho, planejamento pessoal, com orientação profissional e de carreira, técnicas para participar de uma entrevista de emprego, marketing pessoal e incentivo ao empreendedorismo.
Em junho deste ano a Prefeitura realizou uma imersão do Programa Impulsione o Seu Futuro, com palestras e feirão de vagas para 350 estudantes das Escolas Estaduais Renee Menezes, Olímpio João Pissinat Guerra, Nossa Senhora da Glória e Profª Edeli Montovani. O evento teve ainda em sua programação um Talk Show sobre empreendedorismo e um feirão de 200 vagas destinado aos menores aprendizes.