Hora Certa
Prefeitura e Estado firmam parceria e iniciam instalação de câmeras de segurança do Vigia Mais MT
14 de Agosto de 2024 as 17:45
Prefeitura e Estado firmam parceria e iniciam instalação de câmeras de segurança do Vigia Mais MT
Divulgação

Com a finalidade de ampliação do sistema de vídeo monitoramento e aprimoramento da Segurança Pública, a Prefeitura de Sinop firmou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional, para implantação do Programa de vigilância e segurança eletrônica Vigia Mais MT no município. A previsão é que sejam instaladas aproximadamente 500 câmeras em vários pontos da cidade, com o objetivo de fornecimento de imagens em tempo real ou armazenadas em dispositivos de captação de imagens.

As câmeras foram adquiridas pelo Governo do Estado e disponibilizadas ao município, que está fazendo a instalação por intermédio de contratação de empresa especializada. A instalação dos equipamentos é progressiva, por isso, nesta primeira etapa serão implantadas 71 câmeras em pontos estratégicos. São instaladas câmeras OCS (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas; câmeras fixas e câmeras speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia).

Essas imagens são capturadas e disponibilizadas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Cuiabá e em Sinop, por enquanto, as imagens dos equipamentos já instalados são encaminhadas ao 11º Batalhão da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Civil de Sinop, assim como para a guarda municipal, que acompanha em tempo real as ocorrências registradas. Uma unidade local da Central CIOSP será construída e equipada em sede própria, englobando o município, a secretaria de Segurança e Trânsito, assim como todas as forças de segurança pública.

O Programa Vigia Mais MT foi criado através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.