O sorteio das famílias aptas para as etapas I e III do Residencial Nico Baracat será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, na Câmara Municipal de Vereadores, e será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura. Esse processo definirá quais famílias receberão as unidades habitacionais.
Tanto a etapa I quanto a III é composta por 288 unidades habitacionais, a modalidade sorteio foi escolhida porque a quantidade de famílias aptas a serem beneficiadas ultrapassou o número de apartamentos disponíveis por etapa. “Hoje temos um público apto de 380 famílias para cada uma das etapas, ultrapassando a quantidade de unidades a serem entregues, por isso foi necessário definir o sorteio entre essas pessoas que já aprovadas pela Caixa, seguindo assim a portaria do Ministério das Cidades”, destacou a diretora de Habitação, Cristiane Resplandes.
A relação nominal dos candidatos foi publicada nesta segunda (20) e está disponível no Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso e pode ser acessado por meio do link: https://servicos.tce.mt.gov.br/diario#/3526. A lista pode ser conferida nas páginas 118 a 177. “Não há obrigatoriedade em acompanhar o sorteio de forma presencial, as famílias podem assistir, tranquilamente, a transmissão ao vivo e verificar se o seu nome será sorteado, posterior ao sorteio será divulgada a lista oficial com os nomes sorteados”, informou a diretora.
Para cada etapa serão feitos cinco sorteios, o primeiro contemplará o público idoso, tendo em vista que 3% das unidades devem ser destinadas às pessoas idosas. O segundo para pessoas com deficiência, também respeitando a destinação de 3% dos apartamentos. Os outros três sorteios ocorrerão por grupos, de acordo com a quantidade de critérios sociais nacionais e do municipais atendidos pelas famílias.
Fazem parte do grupo I os candidatos que atendem entre quatro a seis critérios, o que representa 60% das unidades habitacionais. Já o grupo II é formado por famílias que atendem três critérios – 35% dos apartamentos e, no grupo III, estão os candidatos que atendem um ou dois critérios – 5% das unidades habitacionais.
Os critérios nacionais considerados para o enquadramento dos candidatos no sorteio são: famílias residentes em áreas de risco; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias de que façam parte uma ou mais pessoas com deficiência. Já os critérios do município são: famílias com filhos menores de idade; casais ou mulheres de 50 (cinquenta) anos em situação vulnerabilidade social e a comprovação de tempo de residência no município, superior a 02 (dois) anos.
Resplandes ainda detalhou como ocorreu o processo de organização das famílias em cada grupo de critérios para o sorteio. “Para organizar as famílias nos grupos do sorteio, foram considerados os critérios, ou seja, as informações da realidade familiar, passadas por elas no momento em que cada uma montou o seu dossiê e fez o cadastro habitacional do município. Todos esses dados do processo foram encaminhados à Caixa Econômica que validou”, completou.