Hora Certa
Maior concurso da história de Sinop: saiba o que levar para as provas
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop
07 de Fevereiro de 2025 as 19:00
Maior concurso da história de Sinop: saiba o que levar para as provas
Assessoria

O maior concurso público da história de Sinop terá a aplicação das provas objetivas neste domingo (09), simultaneamente, em Sinop, Sorriso e Cuiabá. Na data, os aproximadamente 29 mil inscritos precisarão ficar atentos a algumas recomendações importantes previstas no edital: chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência em relação ao horário de início, portando duas canetas esferográficas de tinta azul ou preta de material incolor, documento oficial de identidade original com foto e, também, o cartão de confirmação de inscrição.

“Os portões dos locais destinados à realização das provas serão abertos, no período da manhã, às 7h, e, no período da tarde, às 13h. Após uma hora de decorrido o horário, ou seja, às 8h e às 14h, os portões serão fechados. Após esses horários, infelizmente, qualquer pessoa, independentemente da justificativa, não poderá realizar as provas”, reforçou a secretária de Administração, Elizabete Cilião. Todos os horários têm como referência o horário oficial de Mato Grosso.
O candidato não poderá utilizar, no local de aplicação da prova, telefone celular ou qualquer outro meio de comunicação ativa ou passiva, sob pena de ser excluído do certame. Também não será admitido o uso de boné, boina, chapéu, gorro, lenço, óculos escuros ou qualquer peça que cubra total ou parcialmente a face ou a cabeça do candidato, salvo em casos de ordem médica devidamente comprovados.

“Levem o mínimo possível de objetos, pois os candidatos passarão por revista com detector de metais. Já consta bem explicado no edital, mas o celular deve ter a bateria retirada e, caso não seja possível, deve ser completamente desligado, pois o uso é motivo de desclassificação. Alertamos também para que levem uma garrafinha de água, para evitar sair no decorrer das provas, pois há um protocolo para isso. Levem mais de uma caneta, preferencialmente azul, mas pode ser preta”, acrescentou a secretária.

O tempo de permanência na sala de prova é de, no mínimo, uma hora, sendo que os três últimos candidatos deverão se retirar da sala ao mesmo tempo, assinando o relatório do fiscal aplicador. Só será permitido ao candidato levar os Cadernos de Provas a partir de duas horas após o início das provas. O candidato, ao terminar sua prova, após uma hora de seu início, deverá retirar-se imediatamente do local, não podendo permanecer nas dependências, tampouco utilizar os banheiros e bebedouros.

O maior concurso público já promovido pela Prefeitura de Sinop busca preencher 658 vagas em diferentes áreas. As vagas estão distribuídas em três editais. Para a Administração Pública Municipal, que oferece 651 vagas, estão inscritos 28.783 candidatos. Para a Procuradoria Geral, cuja oferta é de quatro vagas, há 561 inscritos; e para o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PREVI-Sinop), que oferece três vagas, foram contabilizadas 82 inscrições. Em todos os concursos, haverá formação de cadastro de reserva.

Ao todo, são cerca de 29 mil inscritos. Neste domingo, as provas serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde), conforme o cargo disputado. O Cartão de Convocação para a Etapa (CCE), com informações sobre local e horário das provas, já está disponível para consulta (https://selecon.org.br/concursos/). Os candidatos devem acessar o CCE e conferir todas as informações. No documento, estarão disponíveis a data, o horário e o local de realização do exame.
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogados por igual período, a critério da Prefeitura.