As recentes falas da pré-candidata a prefeita de Sinop, Mirtes Grotta (Novo) geraram indignação entre professores da rede municipal e pais de alunos, que pedem uma retratação pública. Após dizer que professores oferecem educação desvirtuada e fora dos preceitos critãos, ela fez um novo vídeo, desta vez, dizendo que as escolas não têm segurança. Uma das professoras, Sandra Donato, deixou claro que há segurança nas escolas, que a educação de Sinop é referência, e que todas as religiões devem ser respeitadas.
"Minha querida, vem conhecer a realidade do nosso município, você que está pretendendo ser gestora, você tem que vir conhecer as escolas municipais. Hoje nós temos câmeras nas nossas unidades, nós temos guarda em todas as nossas unidades, nós temos uma lei instituída que prevê. Então eu gostaria aqui de dizer que você não tem propriedade para falar da educação no que se refere ao nosso município de Sinop", afirma a professora, que foi secretária de Educação nos últimos três anos e meio.
A professora rebate ainda a afirmação de que não há boa educação em Sinop. "Eu tenho muita humildade de dizer que o nosso município, ele é sim referência em todo o estado de Mato Grosso. Nós ganhamos, no ano passado, com seis unidades entre as melhores do estado, nós fomos premiados, recebemos mais de 500 milhões de prêmios e nós já recebemos também, enquanto município, por dois anos consecutivos, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes", garante.
Ela se refere ao prêmio Educa-MT do Governo do Estado, que premiou em 2023 seis escolas municipais de Sinop como as melhores do estado, e ainda, ao prêmio Cidades Excelentes, em que Sinop foi finalista em 2023 e 2024, na etapa regional, na categoria Educação.
Nos comentários, centenas de familiares de alunos também apoiaram os professores e criticaram a postura da pré-candidata. "Meu neto tem implante coclear, estudou em uma escola particular renomada em Sinop, porém ele não era bem assistido na mesma. Os profissionais que faziam o atendimento falavam que a escola pública seria melhor. Tiramos ele da particular e em 39 dias já vimos o resultado tanto do aprendizado, como na inclusão. Parabéns para a escola pública", diz um dos comentários.
"Sou cristão, defendo os mesmos direitos de família que a senhora, com uma diferença, eu acompanho a rede municipal de ensino e a realidade da comunidade escolar há anos em Sinop, e avançamos muito inclusive. As escolas possuem câmeras de segurança, não se fala em ideologia de gênero nas salas de aula e os professores dão o seu melhor", afirma outra internauta.
A atual secretária de Educação de Sinop, Carla Ponce, também manifestou sua indignação. "Eu quero dizer a todos que nossas escolas têm professores qualificados. Quero ser solidária a todos os profissionais da educação que me conhecem, a tantos anos que trabalho junto com vocês, há mais de 25 anos, já trabalhei na sala de aula, no departamento pedagógico, e agora como secretária. O meu respeito e administração a todos vocês que fazem da educação de Sinop o sucesso que é, que vem contribuindo para formar cidadãos honestos e de respeito, que vem construindo essa cidade. Fica aqui a minha indignação e meu repúdio a todas as palavras que foram proferidas de forma negativa a toda a rede municipal", afirmou a secretária em vídeo.
"Um absurdo o que eu vi nas redes sociais nesta semana, uma pré-candidata se colocando à disposição para administrar Sinop, falando da educação pública do município, ofendendo os profissionais da educação, ofendendo as famílias que acreditam, e mais, sem propriedade para falar. A rede pública tem diretrizes que o MEC [Ministério da Educação] determina, não é a bel-prazer", afirmou a professora Branca em suas redes sociais.
Já a professora Salete Rodrigues, publicou um desabafo e convidou a pré-candidata ir conhecer a rede pública de ensino. "Convido ela, com toda a humildade de quem está dentro de uma Secretaria, coordenando o ensino fundamental, para conhecer as ações desta gestão dentro das escolas, e como professora também. Porque antes de mais nada eu sou professora. Converse com nossos professores, com nossos gestores, para não falar coisas que não sabe. Porque se soubesse não estaria dizendo o que diz. Primeiro ela diz que as nossas crianças correm risco dentro das escolas, e isso é um absurdo", desabafou.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) chegou a emitir uma nota de repúdio neste sábado (06.07) exigindo que Mirtes venha a público fazer um pedido de desculpas aos profissionais da educação de Sinop pelo desrespeito.
Veja alguns dos vídeos de protesto:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2644882029031735&id=100005298909607&mibextid=FQVVTg
https://www.instagram.com/reel/C9FenzcAQFW/?igsh=ZGdyb2c2aWV3Njk0
https://www.instagram.com/reel/C9FyHZ3A4CS/?igsh=MWd0aTFibG45d2d4bQ%3D%3D
https://www.instagram.com/reel/C9GBzMrPQNy/?igsh=cmkxdWF2eXA5ZGpr
https://www.instagram.com/reel/C9H5CMVAeQV/?igsh=M3ZnNnMzZDNteWd5
https://www.instagram.com/reel/C9HFn6GAqh6/?igsh=dml3M3Bmam9rdDR3
https://www.instagram.com/reel/C9GFsVOv5gu/?igsh=MXZld3lsZzcybzduMw==
https://www.facebook.com/share/v/EExeo1vnDEtFR77D/?mibextid=oFDknk
https://www.instagram.com/reel/C9IxJGHvh8J/?igsh=MzY0eTZ2bGVrZHZl