Desde que a Associação Saúde em Movimento (ASM) assumiu a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) drª Anete Maria Mota Maria, várias melhorias foram realizadas. E ontem (08), por meio da parceria estabelecida com a Prefeitura de Sinop, inaugurou o Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência.
O espaço ganhou o nome de sala Lilás, e foi implantado com o objetivo de preservar e acolher as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e abuso que possam sofrer, seja moral, psicológica, difamadora, sexual ou agressão. Além de preservar, proteger e acolher as vítimas de violência, a sala lilás também servirá como espaço de conforto para os familiares que recebem comunicados de falecimento de seus entes.
Outro avanço foi a revitalização da Sala Vermelha, espaço que recebe pacientes de emergência, visando a preservação e conforto até que sejam estabilizados ou tenham vaga cedida via Regulação. São dez leitos com equipamentos para atendimento com bombas , respiradores e monitoramento multiparâmetro.
A unidade atende hoje, aproximadamente 15 mil pessoas por mês, e redireciona cerca de 540 pacientes em transferência para internação nos leitos disponíveis na região. Por dia na unidade são média de 60 a 70 pacientes internados. Os avanços e melhorias na unidade a cada dia mais tem oferecido um ambiente acolhedor e humanizado, reiterando o principal compromisso em cuidar das pessoas.